Caro leitor, setembro chegou! Apesar de termos que nos atentar a isso em todos os meses e dias do ano, setembro é o mês amarelo, o mês de prevenção ao suicídio. Diante de um período tão importante não podemos deixar de falar sobre saúde mental. Quando se fala em “saúde mental” a maioria das pessoas pensa em “doenças mentais”, mas saúde mental é muito mais que isso.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é caracterizada pelo bem estar do indivíduo no qual apresenta suas habilidades sociais, como consegue lidar com o estresse do cotidiano, trabalha e contribui para o meio social e como administra suas emoções, como raiva, tristeza, alegria, amor, entre outros. Afinal, viver na sociedade atual pode gerar complicações causadas pelo ritmo intenso da vida e pela aparente fragilidade de alguns relacionamentos. Esses problemas podem causar danos a longo prazo às relações sociais. Uma saúde mental mal cuidada pode ser a causa de diversas doenças mentais, como, depressão ou ansiedade, em casos mais graves até mesmo o suicídio.
Setembro Amarelo
Devido a esses problemas se deu inicio a uma campanha chamada “Setembro Amarelo” que de acordo com o site do movimento:
“Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Neste ano, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.”
Saúde mental é algo que todos devem falar, afinal, existem vários estigmas em nossa sociedade que devem ser levantados. Se precisar, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.
0 comentário