Hoje em dia o marketing medico faz parte do dia a dia dos profissionais, se tornando comum usarem as redes sociais como uma forma de divulgar seu trabalho, visando aumentar o seu número de clientes ou, até mesmo, com foco em virarem influencers digitais.
Entretanto, saiba que existem regras e limites, aplicados pelo Conselho Federal de Medicina, que devem ser seguidas.
Então vamos lá, o que o médico pode e não pode fazer nas redes sociais?
- Fotos de pacientes em material promocional: O uso é 100% proibido mesmo com autorização do paciente. Essas fotos só são permitidas eventos de trabalhos, desde que com autorização prévia;
- Falar sobre suas especialidades: Só duas especialidades. O profissional tem também a liberdade de falar sobre quais sociedades médicas o mesmo faz parte. As propagandas precisam andar lado a lado com os registros no CRM, como a publicação de titulação acadêmica;
- Anúncio dos equipamentos da clínica: Aqui existe certa liberdade, as divulgações podem ser feitas, porém a publicidade da máquina não pode ser feita de uma forma que aparenta ser salvadora. Evite o uso de expressões como: “o melhor”, “o único que dá resultado mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido”;
- Participação em entrevistas: O médico não pode se autopromover e nem fazer qualquer menção ao lugar no qual trabalha, ou fazer qualquer declaração que pareça ser uma propaganda para atrair mais clientes;
- Divulgação do serviço nas redes: A divulgação de endereços e números é feita normalmente, sem nenhuma restrição, porém, não deve ser feita de forma sensacionalista ou que garanta resultados.
- Elaboração de catálogo para clínica: as informações devem se limitar às especialidades de cada profissional. Dados como o nome e o CRM do responsável técnico pela instituição devem constar no material.
Essas são só algumas das diversas regras do CFM. Ficou interessado e quer ler mais sobre elas? Visite o site oficial: https://portal.cfm.org.br/
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