fbpx

Hoje, para se ter qualquer sucesso com um empreendimento, é necessário ter uma boa estratégia de marketing.

Não é diferente com clínicas médicas ou hospitais, particulares ou públicos. Mesmo para profissionais autônomos da área da saúde, se você parar para pensar, do que adianta planejar um bom atendimento, ter qualidade no serviço que você oferece, se você não tem uma divulgação para mostrar isso a prováveis clientes.

Começa com a criação da marca e da identidade visual da sua “eupresa” ou empresa. É o manual da marca quem “dita a regra” do design dos receituários, pastas para exames, cartões de visitas, assinaturas de e-mail e até carimbos.

Também é no manual da marca que o arquiteto vai se basear para criar o visual do seu consultório ou clínica, desde a arte do tapete até as cores das paredes, tudo precisa passar uma mesma mensagem ao cliente. O bom marketing anda junto com uma marca forte, que o cliente vê e reconhece em cada detalhe.

Com uma boa marca em mãos, há diversas formas de dar visibilidade à sua organização de saúde, offline e online. Veja:

Fora da internet

As estratégias de marketing para divulgar fora da internet envolvem ter sua marca vista onde seus clientes estão. Exemplo: Se você é um médico que trata emagrecimento, é uma boa ideia escrever artigos em revistas sobre o assunto.

Não está nem um pouco ultrapassado distribuir flyers, entregar um folder super atrativo, distribuir brindes, colocar outdoors, fazer anúncios em rádio e televisão… Marketing não é só digital e, dependendo do seu caso, esses são bons caminhos para conquistar clientes!

Parcerias também são um bom caminho para conseguir pacientes, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área da saúde precisam uns dos outros. Indicações são outra forma offline para manter um fluxo de clientes chegando.

Tenha em mente que divulgar offline é, comparativamente, mais caro do que divulgar online. Além disso, envolve mais riscos, por isso é importante contratar uma agência para ajudar nas criações. Você não quer criar uma arte de um outdoor no Canva, nem quer gravar sozinho seu jingle para colocar em um anúncio no rádio, porque a chance de você errar é enorme.

Online (Marketing Digital)

Na internet existem centenas de opções para chegar até seu público, seja através de um site, blog, post nas redes sociais, Live, mensagem no WhatsApp, grupos de Telegram, e-books, e-mails e mais. A lista só cresce e a internet cada vez mais ganha usuários.

Por isso, é fácil entender que é necessário investir pesado nessa área que, comparativamente, custa mais barato do que investir offline. Além de você poder, principalmente no começo, fazer algumas coisas sozinho.

Mas atenção! Profissionais de saúde precisam obedecer diversas regras específicas de cada conselho, por isso o melhor caminho sempre é procurar uma agência para criar materiais de divulgação e não ter dores de cabeça. Se você é uma Clínica ou Hospital, as regras são mais amenas e divulgações mais agressivas podem ser feitas.

Esses estratégias de marketing digital só resultam em benefícios, como ter maior visibilidade e atrair “leads”, que seriam pessoas interessadas no seu serviço ou produto. Além de trazer confiança e fidelidade de quem já conhece sua organização de saúde, ao despertar interesses de futuros clientes.

Por fim, Marketing Digital se tornou uma tendência essencial na comunicação de diversas empresas de todos os setores. E esse fato não é diferente na saúde, pelo fato de que as pessoas buscam na web o que precisam para se informarem e tomarem uma decisão enquanto consumidoras. Por isso, aliando suas boas práticas de atendimento e seguindo as estratégias que colocamos nesse blog, você pode transformar a trajetória do seu negócio na área da saúde.

O objetivo principal das estratégias de marketing, seja na internet ou fora dela, é dar valor à sua organização e às pessoas que trabalham nela para que se tornem tão atrativos que os pacientes sintam muita vontade de agendar um horário.

Inscreva-se para receber nosso E-book exclusivo e ficar por dentro de todas as novidades do blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *