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Saber como responder seus clientes é algo primordial para se ter um resultado positivo das suas estratégias de marketing.

Afinal, você não quer atrair, convencer, converter um cliente só para, logo depois disso, perdê-lo com um mal atendimento.

Vamos ver algumas dicas que você deve ter em mente:

1- Sempre mantenha atenção em suas redes sociais

Primeiramente, é necessário que você tenha total atenção em sempre estar monitorando todos os comentários feitos sobre a sua empresa.

Quanto maior o número de páginas e perfis em redes sociais seu negócio tiver, mais trabalhoso será para acompanhar. Porém, você precisa curtir e responder os comentários dos seus clientes.

É interessante pensar no investimento em uma agência que faça esse trabalho para você. Afinal, não é interessante para a imagem da sua organização ou para a sua imagem deixar um cliente sem reposta, ou com a resposta errada. Isso seria muito prejudicial para seu negócio.

2- Focar na criação de respostas padronizadas

Tenha em mente que não é possível manter respostas personalizadas para cada cliente, afinal seu negócio vai crescer e será cada vez mais difícil conhecer cada cliente pelo nome. Sendo assim, é importante criar respostas padronizadas, humanizadas e que você pode personalizar caso a caso. Elas irão lhe ajudar, porém tenha em mente que é essencial não tornar essas mensagens robóticas.

Deixar essas respostas padronizadas num documento e somente copiar e colar no momento de responder os comentários é uma dica que pode ajudar nessa estratégia. Outra é usar aplicativos próprios para isso, como o WhatsApp Business, que já tem um sistema integrado que facilita o envio de mensagens padronizadas.

3- Nunca apague críticas

É muito comum que quando você vê uma mensagem negativa sobre sua organização ou trabalho, já queira apagar. Não faça isso!

A tendência é somente piorar, causando revolta desses autores e fazendo com que espalhem ainda mais a opinião ou experiência negativa que tiveram.

4- Contrate uma agência

Mesmo que essas dicas possam lhe ajudar bastante no início da sua caminhada.

É importante compreender que, a empresa crescendo, será necessário uma assistência maior e, como criar um setor de marketing interno normalmente custa muito caro, vale mais a pena investir na contração de uma agência especializada.

No futuro você terá um gerente de marketing, com funcionários desenhistas gráficos, comunicadores sociais, publicitários e revisores. No início pode ser muito o investimento em quatro ou cinco funcionários.

5- Dialogue com seus clientes

Por fim, é importante entender que grande parte dos consumidores brasileiros têm uma visão mais positiva de empresas que dão importância ao diálogo com seus clientes.

Estar presente nas redes sociais e, principalmente, conversar com seus clientes, é uma estratégia que irá ajudar bastante no aumento de suas vendas e na fortificação da sua imagem.

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